Pesquisar este blog

Dinheiro/VTM/Cartão de Crédito/Conta Bancária

A moeda da Nova Zelândia é o dólar neozolandes, atualmente está na faixa de R$ 1.40.
A forma mais barata (não a mais segura) de trazer dinheiro é comprar os dólares NZ no Brasil e trazer em dinheiro. Onde comprar dólares NZ? Comprei os dólares atravéz da www.egali.com.br, em uma casa de câmbio em Porto Alegre, perto do aeroporto.

Outra forma interessante é usar o VTM. Você carrega o VTM com dólares americanos, pagando R
$ 200, você tem U$ 100 de saldo, aí você chega em qualquer caixa eletrônico aqui na NZ, e confere seu saldo, atualmente vai aparecer algo em torno de NZ$ 142. Conheci um amigo do Brasil que trouxe U$ 1.000 no VTM, e para sua sorte o dolar americano valorizou em relação ao dolar neozolandes, ele ganhou uns $NZ 400 nessa jogada, mas o contrário também pode acontecer.

Eu carreguei o cartão VTM com U$ 100 só para ter um jeito fácil de transferir dinheiro, é só gerar um boleto no Brasil, pagar e no outro dia o dinheiro vai estar disponível. Sem taxa de transferência, tem a IOF mas é bem mais em conta do pagar uma transferência de dinheiro.

Você também pode trazer Reais e trocar aqui na Nova Zelândia, a taxa é a mesma do Brasil, um endereço fácil é:
ANZ House
203 Queen Street, Corner Victoria Street

E para fugir das taxas de cartão de crédito, e nunca ficar na mão, o melhor a fazer a abrir uma conta Free Up (não tem taxas de manutenção nem de uso de cartão) no Kiwi Bank, www.kiwibank.co.nz. Ao abrir a conta você recebe um cartão de débito, EFTPOS, esse sistema tem em qualquer bodega na Nova Zelândia, pode usar a vontade, digo sem se preocupar com taxas. Ou se você não estiver preocupado em salvar dinheiro, e quiser gasta como um turista de carterinha, pode usar seu cartão de crédito, você pode sacar dinheiro nos caixas eletrônicos, e usar e praticamente todos os lugares, mas não em qualquer bodega como o EFTPOS.

Quando você for no Kiwi Bank, já pode fazer seu IRD. O IRD serve para o governo recolher seus impostos se você vier a trabalhar ou fazer algum curso de longa duração. Se você pretende ficar um bom tempo na NZ é bom fazer para já ter na mão, mas não trabalhe sem visto (de trabalho) usando seu IRD, peça para seu empregador pagar em cash.
Conheci gente que se complicou na hora de pedir outro tipo de visto, porque tinha registro de salários no IRD, durante seu visto de turista.

Um comentário:

  1. amigo estou a procura de fornecedor de infos.pode me endicar alguem.pq o meu fornecedor desapareceuu..

    vlw meu email:giganac@hotmail.com

    ResponderExcluir