Pesquisar este blog

Save money and be happy - cooking

Um boa refeição na Nova Zelândia, não sai por menos de 10$. Você pode enganar o estômago comendo MacDonalds(5.9$), SUBWAY(é a opção mais saudável de lanche - 3.9$), Kebabs, ou panquecas koreanas(3$).

Mas nada mais saudável e barato do que cozinhar em casa. Depois que me mudei da homestay não gasto praticamente nada com comida fora de casa, compro tudo no mercado e cozinho em casa.

Countdown
www.countdown.co.nz
É a melhor opção pra quem mora no centro. Tem vários produtos com a marca própria (home-brand) e ótimas promoções. A última vez que fui lá comprei duas bandejas com carne moída, praticamente 2 kilos de carne por 12$, essa se espalhou pela brasileirada como peido no ventilador.

PAK N SAVE
www.paknsave.co.nz
É uma espécie de macro atacado, os preços são ótimos. Comprava lá quando morava em Onehunga. Você vai demorar até econtrar o que quer, porque as prateleiras são enormes. Eles também não dão sacolas, então vá de mochila vazia se não quiser gastar em sacolas!

New World
www.newworld.co.nz
É tipo um Countdown, mas um pouco menor, logo com menos opções.

Frutas e verduras você pode comprar nos mercados chineses. Os preços são bons e você não se deslocar até... vai depender de onde mora.

First dinner in the flat - Carreteiro

Great Breakfast - because I wake up with stomach ready

Carne com legumes e ovos, batata ao molho branco, e um arroz básico ;-)

Se você está apavorado com os preços, e não só vê sua grana saindo, saindo...
-> Almoço - Vá até o SkyCityMetro(um shopping na Queen St) entre 1pm e 2pm. Você vai encontrar comida de qualidade, ligeiro antes que a tia da limpeza recolha!
-> Janta - Passe na volta da festa no MacDonalds ou BurgerKing, você vai encontrar resto de comida abandonado e refrigerante grátis!

Trabalho - Labour

Fiz mais uns TRAILs (experiência não remunera de 3 horas na Nova Zelândia) em um restaurante e em uma pizzaria em Mission Bay, fiquei cadastrado nos dois quando abrir vaga, ou estiver muito busy eles me chamam. Enquanto voltava da pizzaria de Mission Bay, escutei uns barulhos, olhei com mais atenção, vi uns caras trabalhando na construção e eram quase 10 da noite de sábado. Pensei, devem estar precisando de uma força! Então voltei e pedi:

- I´m looking 4 a job as labour.
- As labour!?
- Yeah, as labour!
- Maybe we need your help tomorrow.
- Oh, ok! what time!?
- 7 a.m
- Yeah I got it, I´ll be here!

Acordei cedinho, pra botar a mão na massa. Acho que a melhor tradução pra Labour é ajudante de pedreiro. É um trabalho pesado, e bem recompensado. Abri o jogo para o empregado, falei que tinha visto de turista, mas tava aplicando o de trabalho, ele não fez vista grossa, e a melhor parte:
- I pay 15 dollars per hour.
O beleza, bora carregar entulho, fixar placas de gesso, carregar vidro, mas tudo acompanhado, é só ter força de vontade. O curioso é que esse empregador é meio doido, fez uma jornada das 7am até a meia noite! Eu estava desejando um trabalho, e aguentei firme até o fechar a obra.
Teve intervalo para o almoço com direito a 2 Big Mac's + um copão de café!
E na janta pizza e cerveja!
No fim de tudo ele pagou em cash, 270 dólares.

Fiquei muito cansado e faceiro. É perfeito, ganho uma grana boa e continuo estudando inglês e aproveitando durante a semana!
Estou na torcida para ele me chamar no próximo fim de semana, para sábado e domingo.

E depois da primeira oportunidade boa, começam aparecer outras, muito bom!

Takapuna - Praia bacana perto de Auckland

A praia mais perto de Auckland-City é Mission Bay, mas não tem ondas, é bom pra dar uma arejada, mas não da pra pegar "jacaré" (Técnica para pegar ondas sem prancha, o próprio corpo é usado para deslizar sobre a água). Então temos outra opção perto de Auckland chamada Takapuna.

Takapuna
Takapuna
Auckland voltando de Takapuna

Dinheiro/VTM/Cartão de Crédito/Conta Bancária

A moeda da Nova Zelândia é o dólar neozolandes, atualmente está na faixa de R$ 1.40.
A forma mais barata (não a mais segura) de trazer dinheiro é comprar os dólares NZ no Brasil e trazer em dinheiro. Onde comprar dólares NZ? Comprei os dólares atravéz da www.egali.com.br, em uma casa de câmbio em Porto Alegre, perto do aeroporto.

Outra forma interessante é usar o VTM. Você carrega o VTM com dólares americanos, pagando R
$ 200, você tem U$ 100 de saldo, aí você chega em qualquer caixa eletrônico aqui na NZ, e confere seu saldo, atualmente vai aparecer algo em torno de NZ$ 142. Conheci um amigo do Brasil que trouxe U$ 1.000 no VTM, e para sua sorte o dolar americano valorizou em relação ao dolar neozolandes, ele ganhou uns $NZ 400 nessa jogada, mas o contrário também pode acontecer.

Eu carreguei o cartão VTM com U$ 100 só para ter um jeito fácil de transferir dinheiro, é só gerar um boleto no Brasil, pagar e no outro dia o dinheiro vai estar disponível. Sem taxa de transferência, tem a IOF mas é bem mais em conta do pagar uma transferência de dinheiro.

Você também pode trazer Reais e trocar aqui na Nova Zelândia, a taxa é a mesma do Brasil, um endereço fácil é:
ANZ House
203 Queen Street, Corner Victoria Street

E para fugir das taxas de cartão de crédito, e nunca ficar na mão, o melhor a fazer a abrir uma conta Free Up (não tem taxas de manutenção nem de uso de cartão) no Kiwi Bank, www.kiwibank.co.nz. Ao abrir a conta você recebe um cartão de débito, EFTPOS, esse sistema tem em qualquer bodega na Nova Zelândia, pode usar a vontade, digo sem se preocupar com taxas. Ou se você não estiver preocupado em salvar dinheiro, e quiser gasta como um turista de carterinha, pode usar seu cartão de crédito, você pode sacar dinheiro nos caixas eletrônicos, e usar e praticamente todos os lugares, mas não em qualquer bodega como o EFTPOS.

Quando você for no Kiwi Bank, já pode fazer seu IRD. O IRD serve para o governo recolher seus impostos se você vier a trabalhar ou fazer algum curso de longa duração. Se você pretende ficar um bom tempo na NZ é bom fazer para já ter na mão, mas não trabalhe sem visto (de trabalho) usando seu IRD, peça para seu empregador pagar em cash.
Conheci gente que se complicou na hora de pedir outro tipo de visto, porque tinha registro de salários no IRD, durante seu visto de turista.