Pesquisar este blog

Tauranga, Te Puke, Mt Manganui

Minhas aulas de inglês acabaram, e como só trabalho nos fins de semana, estou com a semana livre. Então resolvi viajar, a idéia principal era ver como funcionam as fazendas de kiwi, e fazer alguns contatos lá, e de quebra já aproveitar Tauranga e Mount Manganui.

Para ir até Tauranga optei pelo Naked Bus, é o ônibus mais barato para viajar entre as cidades da Nova Zelândia. É muito fácil, é só fazer uma reserva on-line e partiu! Tem uma opção interessante para viajar pela Nova Zelândia interia, é o Naked Passaport, pode comprar um número limitado de viajens ou ilimitado(por 12 mêses), que sái por 597$.


Cheguei em Tauranga segunda ao meio dia, e fui atraz de carona para Te Puke, é uma cidade bem pequena, com muitas fazendas de Kiwi. A Nova Zelândia produz 35% do kiwi consumido no mundo, então precisa muita gente para colher (picking), podar (prunning) nas fazendas e selecionar/embalar nas packing houses. A alta estação é de abril até junho, depois também precisa de bastante gente para fazer pruning (poda) e repacking(rembalagem).



Costuma se dizer que se ganha 500 a 600 dólares por semana lá, mas tem fantasia nisso. Fui até lá e vi que ainda não está bem assim:
-> Os primeiros kiwis são para exportação, então tem que ser colhidos com um tempo adequado, para ficarem secos coisa e tal, então com tempo muito húmido ou chuva é dayoff, não se trabalha. Além disso tem que colher com cuidado(mais devagar) para deixar o kiwi perfeito.
-> A maioria dos contractors (pessoa que recruta gente para ir para as fazendas) não oferecem transporte, então tu precisa de carro, ou de carona para ir até as fazendas. Existem contractors dos contractors, então você come poeira, principalmente se não tiver visto.
-> Você precisa estar numa equipe boa, porque o fazendeiro para por bin (caixa de kiwi), então todo mundo tem que pegar junto para conseguir um bom valor por hora no fim do dia.
-> A cidade é bem pequena, geralmente formam-se grupos da mesma nação, então o inglês fica estagnado.

Se não tiver visto, é melhor deixar para ir na segunda metade de abril, e ir direto para Te Puke, eu durmi uma noite no Te Puke Hotel, bem simples, 18$ por dia, no mesmo dia um amigo me levou até uma casa onde tem uma galera que trabalha em fazendas, lá já conheci um contractor e no outro dia estava em uma fazenda de kiwi, acabei não colhendo porque os kiwis tavam molhados e o tempo tava para chuva.

Enfim o que tinha planejado acontecer durante alguns dias, aconteceu de um dia para o outro, aí resolvi ir para Tuaranga. Pedi carona pra um pessoa que tinha carro lá, porque em Te Puke tem 2 ou 1 ônibus por dia pra Tauranga. Cheguei de noite o primeiro backpacker lotado, o segundo a recepcionista já tava dormindo, então fiquei por lá e já botei o olho num sofá cama púbilco.
Tinha uma galera, da França, Alemanha, Uruguai, Espanha. Conheci uma alemoa, gente boa, que me passou os 6 episódios do LOST! Pela uma da manhã a galera toda tinha ido pros quartos, então me aprocheguei no sofá, durmi até 3:30 e a dona do backpacker me acordou exigindo 26 dólares.
Arrrg! Pedi pelo quarto, ela falou que não podia fazer check-in aquela hora, se é pra pagar 26 por uma noite mal durmida durmo o resto da noite na rua.

No outro dia fui cedinho para o Mount Manganui! O lugazinho massa! praia bacana, as ondas são um doce, galera jogando volei, piscina de água salgada naturalmente quente. Subi o Mt Manganui, é uma subida de tirar o fôlego, com lindas paisagens durante a trilha.
Depois tomei um banho nas águas naturalmente quentes pra relaxar, e queria alguar um prancha para surfar algumas horas, mas o pessoal que alugava só estava disponível apartir das duas, então fui atraz de carona para Matamata, queria ver um dos cenários dos Senhor dos Anéis. Peguei onibus de Mount Manganui e desci na saída de Tauranga. Achei um material bacana pra fazer a placa, e em um minuto consegui carona!

Trilha para Mt Manganui
Surf Mt Manganui
Vista do Topo do Mt Manganui

(... continua no próximo post: Matamata - Hobbinton)

Nenhum comentário:

Postar um comentário