Pesquisar este blog

Norte a Sul!

Esse findi não trabalhei, e tem gente com visto na mão que está tendo dificuldade de encontrar emprego em Auckland. Enfim é muito visada. Além do mais acho que 3 mêses tá bom tamanho para ficar aqui. Falei com amigo que foi para Queenstown*, conseguiu uma oferta de emprego e aplicou work permit, ele vai me dar as cordenadas quando chegar lá. Além buscar emprego já faço turismo!!!

Dia 4 de maio vou para ilha sul, vou aterrissar em Chrischurch.
Escolhi Christchurch por que sempre tem promoção nas passagens para lá, paguei 40 dólares com check-in de uma mala, mais bagagem de mão. Pela www.virginblue.com.au, uma bem conhecida também é a www.airnewzealand.co.nz.
Vou chegar de noite em Chrischurch, dia 5 conheço os principais pontos de Chirschurch, e dia 6 pela manhã pego o nakedbus.com para Queenstown! Ai já aproveito para apreciar a paisagem até Queenstown!


- Tendo o turismo como maior fonte de renda a cidade em Queenstown e o lugar certo pra quem não gosta de trabalhar com fazendas de futuras que também e o maior arrecadamento fiscal do país, em Queenstown exite milhares de hotéis, motel e restaurantes que se gera uma grande oportunidade de emprego, e uma ótima oportunidade para se conseguir um workpermit(visto de trabalho) no inverno a carga horário se pode chegar entre 50 a 80 horas semanais com uma fonte de renda entre 12 a 16 Nz dólares a hora.
As oportunidades de trabalho em Queenstown pode se gerar desde uma da labour (obras) garçons , housekeeper(camareiro) checkout (caixa de supermercado) e todo o tipo de atendimento que seja composto de um bom inglês. Fonte: sairdobrasil.com

Camping em Piha

O camping tem uma infra-estrutura boa, você paga 10 dólares por dia, instala sua barraca, tem chuveiros quentes(com banhos de 3 minutos), cozinha completa, e playground! briquedinho!! Fica bem perto da praia, podemos ver mais detalhes nas fotos e site.

Infra-estrutura
Localização


http://www.pihabeach.co.nz/Piha-Camp.htm

Trabalho+bicos e... praia!!!

Mais um fim de semana trabalhado, light, só 20 horas. Mas para compensar apareceram dois notebooks para consertar. Um foi de uma mulher que trabalha na Real Transfer da Austrália, e outro do um Irlândes intercambista, os dois devido à divulgação que fiz na escola, em alguns prédios na Hobson st, e na Real Transfer (Queen st).

Sobro uma grana, acabei pegando uma barraca em liquidação** e fui acampar em Piha. Pedi pra um amigo que tem carro me deixar lá, são só 35km de Auckland. Como é bom acampar, senti um silêncio e paz inalcansável em Auckland. Fiz caminhadas por trilhas, o lugar me fez lembrar Guarda do Embaú - SC, ainda conheci um pessoal da Holanda, que estava vedendo uma caminotena ford, antiga, 2.0, 16v, automática por 1000 dólares. E voltei de carona com 2 caras da Alemanha, que tomaram um café da manhã de pão com chimia no camping.. kkkk... tudo igual.

**Super liquida em um AP de uns amigos que foram para Indonésia, barraca iglu para 6 pessoas por 60$. Colchão de ar 10$.


Vista chegando em Piha!

Piha North
Piha South

Carona com pessoal da Alemanha

18 Plus Card

Hoje chegou meu...


Na Nova Zelândia não se aceita cópia do passaporte como identidade, você precisa andar com o passaporte para entrar em qualquer lugar. Uma boa alternativa é fazer o 18 Plus, ele aceito como identidade em praticamente todos os lugares.
Para fazê-lo basta ir até o Kiwi Bank - Post Shop, preencher um formulário, comprovar identidade, e encaminhar junto com uma foto 5x4, comprovante de endereço e 20 dólares.

Feito isso, vamos apreciar um pôr do sol em Auckland!

Matamata - Hobbinton



Minha carona me deixou na frente do I-site, onde se vedem os passeios de 65$ dólares para a Hobbinton, achei uma facada, mas vindo até a Nova Zelândia não posso deixar de conhecer o lugar onde foi gravado grande parte do Senhor do Anéis. A hobbinton fica em uma fazenda, perto de Matamata, chegando lá um fazendeiro explica o tipo de ovelha criado lá, uma ovelha e pelada e outra amamentada ao vivo, depois parte-se para a hobbinton, o passeio é acompanhado por um guia, ela conta várias curiosidades do filme. O cenário é cru, e ainda assim fantástico. O lugar está sendo modificado para gravação do filme, O Hobbit.

Smeagol chegando em Matamata

Condado
Casa do Bilbo Bolseiro
Arvore da festa, e lago (no filme tem uma ponte e um moinho fake)
Entrada de cima do condado
Seguindo viagem

O passeio acabou com um por do sol espetacular, melhor ainda depois que consegui uma carona direto para Auckland. Foram 3 dias muito produtivos, contatos em Te Puke, diversão no Mount Manganui, espisódios do LOST(vai ser muito bom para evoluir o listening), viajada no condado, e tudo isso sem gastar muito, voltei pra Auckland só na base da carona.

Tauranga, Te Puke, Mt Manganui

Minhas aulas de inglês acabaram, e como só trabalho nos fins de semana, estou com a semana livre. Então resolvi viajar, a idéia principal era ver como funcionam as fazendas de kiwi, e fazer alguns contatos lá, e de quebra já aproveitar Tauranga e Mount Manganui.

Para ir até Tauranga optei pelo Naked Bus, é o ônibus mais barato para viajar entre as cidades da Nova Zelândia. É muito fácil, é só fazer uma reserva on-line e partiu! Tem uma opção interessante para viajar pela Nova Zelândia interia, é o Naked Passaport, pode comprar um número limitado de viajens ou ilimitado(por 12 mêses), que sái por 597$.


Cheguei em Tauranga segunda ao meio dia, e fui atraz de carona para Te Puke, é uma cidade bem pequena, com muitas fazendas de Kiwi. A Nova Zelândia produz 35% do kiwi consumido no mundo, então precisa muita gente para colher (picking), podar (prunning) nas fazendas e selecionar/embalar nas packing houses. A alta estação é de abril até junho, depois também precisa de bastante gente para fazer pruning (poda) e repacking(rembalagem).



Costuma se dizer que se ganha 500 a 600 dólares por semana lá, mas tem fantasia nisso. Fui até lá e vi que ainda não está bem assim:
-> Os primeiros kiwis são para exportação, então tem que ser colhidos com um tempo adequado, para ficarem secos coisa e tal, então com tempo muito húmido ou chuva é dayoff, não se trabalha. Além disso tem que colher com cuidado(mais devagar) para deixar o kiwi perfeito.
-> A maioria dos contractors (pessoa que recruta gente para ir para as fazendas) não oferecem transporte, então tu precisa de carro, ou de carona para ir até as fazendas. Existem contractors dos contractors, então você come poeira, principalmente se não tiver visto.
-> Você precisa estar numa equipe boa, porque o fazendeiro para por bin (caixa de kiwi), então todo mundo tem que pegar junto para conseguir um bom valor por hora no fim do dia.
-> A cidade é bem pequena, geralmente formam-se grupos da mesma nação, então o inglês fica estagnado.

Se não tiver visto, é melhor deixar para ir na segunda metade de abril, e ir direto para Te Puke, eu durmi uma noite no Te Puke Hotel, bem simples, 18$ por dia, no mesmo dia um amigo me levou até uma casa onde tem uma galera que trabalha em fazendas, lá já conheci um contractor e no outro dia estava em uma fazenda de kiwi, acabei não colhendo porque os kiwis tavam molhados e o tempo tava para chuva.

Enfim o que tinha planejado acontecer durante alguns dias, aconteceu de um dia para o outro, aí resolvi ir para Tuaranga. Pedi carona pra um pessoa que tinha carro lá, porque em Te Puke tem 2 ou 1 ônibus por dia pra Tauranga. Cheguei de noite o primeiro backpacker lotado, o segundo a recepcionista já tava dormindo, então fiquei por lá e já botei o olho num sofá cama púbilco.
Tinha uma galera, da França, Alemanha, Uruguai, Espanha. Conheci uma alemoa, gente boa, que me passou os 6 episódios do LOST! Pela uma da manhã a galera toda tinha ido pros quartos, então me aprocheguei no sofá, durmi até 3:30 e a dona do backpacker me acordou exigindo 26 dólares.
Arrrg! Pedi pelo quarto, ela falou que não podia fazer check-in aquela hora, se é pra pagar 26 por uma noite mal durmida durmo o resto da noite na rua.

No outro dia fui cedinho para o Mount Manganui! O lugazinho massa! praia bacana, as ondas são um doce, galera jogando volei, piscina de água salgada naturalmente quente. Subi o Mt Manganui, é uma subida de tirar o fôlego, com lindas paisagens durante a trilha.
Depois tomei um banho nas águas naturalmente quentes pra relaxar, e queria alguar um prancha para surfar algumas horas, mas o pessoal que alugava só estava disponível apartir das duas, então fui atraz de carona para Matamata, queria ver um dos cenários dos Senhor dos Anéis. Peguei onibus de Mount Manganui e desci na saída de Tauranga. Achei um material bacana pra fazer a placa, e em um minuto consegui carona!

Trilha para Mt Manganui
Surf Mt Manganui
Vista do Topo do Mt Manganui

(... continua no próximo post: Matamata - Hobbinton)

Trabalho em troca de acomodação em backpackers/hostels

Conheci dois amigos que fazem isso em backpackers e achei interessante para galera que vem, e/ou está em busca de acomodação barata.

Backpackers/hostels são alojamentos para estudantes, com quartos de 2,4,8 camas, cozinha e banheiro compartilhados. O lado bom é que é mais um ponto para conhecer gente de tudo que é lugar, sempre ter companhia para fazer festa, sair, viajar. O lado não tão bom é que não é tão confortável, as vezes uma pessoa tem que levantar as 4 pra trabalhar, outra começa as 6, outra tem aula as 9, e a outra chegou da festa as duas e vai dormir até... mas enfim nem sempre é assim e muito inter-cambista nem liga pra isso.

O custo fica em torno de 120$ por semana, mas você pode morar sem pagar, digo pagando a acomodação trabalhando 3 horas por dia. As tarefas são limpar e arrumar quartos, limpar banheiros, cozinhar e servir o bar.

Segue o site de dois backpackers que funcionam assim:

Mas e precisa de visto de trabalho? Nesses dois casos é só preencher um formulário, eles não fazem vista grossa para visto.